Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Respect the cock

03.08.15

Um grupo de homens de todas as idades gritava a plenos pulmões algo imperceptível. Empunhavam cartazes que não conseguia decifrar. Vestiam roupa escura e tinham um pénis desenhado na testa, com o que parecia ser carvão. No momento seguinte, como só nos sonhos é possível, eu estava no meio deles. “Respect the cock! Respect the cock! Respect the cock!”, ouvia-se e lia-se ao meu redor. Acordei assustada, mas voltei a dormir em poucos minutos.

 

O que há para respeitar no pénis? Será o pénis um órgão portador de poderes especiais? Que atributos confere um pénis a quem o possui?

 

O pénis é o marco simbólico de uma superioridade masculina ainda evidente nas culturas que nos rodeiam. É como se o pénis fosse uma espécie de coroa que distingue as pessoas que são especiais e merecedoras de maior respeito, ou algo que confere autoridade, desenvoltura, coragem, agressividade e voracidade sexual ilimitada. No fundo, o pénis simboliza algo muito maior que o próprio pénis.

 

Mas nem tudo é um conto de fadas no que diz respeito ao mundo dos pénis.

 

Ter um pénis e não corresponder a esta imagem de homem sexualmente feroz, profissionalmente bem sucedido e fisicamente robusto traz sérias frustrações a muitos homens. Não sendo as principais vítimas, a maior parte deles sofre as consequências de uma ordem simbólica machista, que lhes exige que sejam implacáveis. Apenas a desvalorização social do pénis os pode libertar desta ditadura de expectativas e pressões. Não se trata de menosprezar o pénis, mas antes de lhe devolver a hipótese de este ser ele próprio, de se concentrar em si mesmo, de se focar nas suas principais actividades.

 

O ónus desta espécie de deflação simbólica do falo, a que temos assistido nas últimas décadas, deve ser atribuído à emancipação feminina e aos movimentos de luta pela igualdade entre os sexos que vieram questionar o poder patriarcal. No entanto, ainda há para aí muito homem a cantar de galo…


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2015

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031