Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Há afirmações que me desconcertam.

 

Fico desconcertada quando alguém se vangloria por não saber fazer alguma coisa, como é o caso de algumas mulheres que dizem com bastante orgulho não saber cozinhar. Talvez seja a fuga dos papéis de género mais tradicionais que as leva a fazê-lo, pois, caso contrário, parece-me um pouco non sense.

 

Já ouviram alguém vangloriar-se por não saber falar inglês?

Ou por não saber fazer compras online?

Ou por não saber conduzir?

 

É tão estranho ouvir uma mulher promover-se dizendo que não sabe cozinhar, como um homem gabar-se que não sabe mudar um pneu. Não saber fazer seja o que for, não dominar determinada competência, não faz de um homem ou de uma mulher uma pessoa mais progressita. Pelo contrário, é pela positiva que se caracteriza o mundo moderno. No mundo moderno, os homens sabem cozinhar e as mulheres mudam os pneus.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De O Principezinho a 21.12.2014 às 21:56

Se não sabem cozinhar e não querem aprender, das duas uma:

- ou têm empregada;
- ou alguém cozinha por elas.

Cozinhar não é a minha especialidade, é até a minha maior insegurança quando o faço para terceiros. Mas estou sempre apto para aprender, sempre achei que o saber não ocupa lugar e, mais cedo ou mais tarde, teremos momentos a sós onde é bom saber fazer as coisas sem depender de ninguém, seja cozinhar ou mudar um pneu, isso pouco importa. Mas uma coisa é certa, não se mudam pneus todos os dias (felizmente, porque eu detesto fazê-lo) mas comer/cozinhar é "o prato do dia"...

Mas também não entendo qual é o sentido de apregoar ao mundo o "não sei fazer isto...", parece-me até motivo para um certo embaraço, mas isso sou eu...:)
Imagem de perfil

De super mulher a 21.12.2014 às 23:06

Olá Principezinho!

Muito obrigada pelo teu comentário.

Há mulheres que tentam a muito custo afastarem-se da imagem da mulher tradicional, dona de casa ou muito dedicada às tarefas doméstica e, nalguns casos, dá nisto...

Uma história verídica: uma mulher foi a uma festa, levou uma tarte feita por ela mas disse que era comprada para não pensarem que ela gostava de cozinhar.

Efeitos secundários das mudanças sociais...
Imagem de perfil

De O Principezinho a 18.01.2015 às 19:56

Olá Super-Mulher!

Mas acho isso um tremendo disparate! Há também quem faça ao contrário! Quem encomende a comida de fora e depois diga que foi feita pela própria ahahahah :)

Eu acho admirável uma mulher ter uma vida intensa, com uma carreira, com os filhos e também ser boa dona de casa, penso que é um motivo de orgulho, uma única mulher ser capaz de tomar conta (e bem) de tantas "frentes", não é para todos!

Nós não temos ainda essa capacidade, mas estamos também num caminho evolutivo. Tenho vergonha de não saber passar muito bem a roupa a ferro. Sou inseguro nos cozinhados que faço para terceiros. Não me orgulho disso! Mas um dia, quando dominar essas e outras tarefas, vou orgulhar-me disso!

:)
Sem imagem de perfil

De Cláudia a 19.03.2015 às 12:05

não me vanglorio por não saber cozinhar..... mas de facto é uma coisa para a qual não tenho grande paciência! eheheh

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031