Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Moda masculina

14.12.14

 

 

Na minha tese de doutoramento desenvolvi uma tipologia que pretende caracterizar as escolhas dos homens em termos de indumentária, mas na verdade é unisexo. Identifica-se com alguma?

 

A roupa com classe permite evidenciar uma condição social, sendo comum entre quem por ela opta a fidelização a determinadas marcas e a sobriedade em relação aos acessórios. Esta é a roupa de eleição dos homens com origem sociais mais desfavorecidas e protagonistas de trajetórias de mobilidade social ascendente, os quais se servem da roupa enquanto emblema de distinção social na recém-chegada a uma nova classe social. Aderir àquilo que se considera ser o código de indumentária de determinada classe social, a que se pertence ou aspira pertencer, passa por uma estratégia de integração.

 

A roupa invisível veste os homens com origens de classe mais favorecidas, os quais tendem a optar pela discrição em termos de cores, modelos e marcas. Aliás, o objectivo de uma imagem assim produzida é exatamente a de dar a ver um corpo masculino mais “natural”, de quem não atribui importância à aparência, à imagem ou à moda, mas antes investe o seu tempo e dinheiro em capital cultural.

 

A roupa com estilo pretende ser transgressora em relação ao imaginário masculino/feminino. São comuns os decotes, as calças rasgadas, as cores garridas, os acessórios, fazendo lembrar as passarelas dos desfiles de moda ou alguns ícones mais mediáticos distintos pela exuberância da sua roupa. Não é fácil categorizar socialmente estes homens, sendo que a maioria se localiza nas classes médias e possui níveis de escolaridade intermédios.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031